quinta-feira, 28 de maio de 2015

PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO!



PNE :

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos. Fui contemplada em participar de uma palestra curiosa e diferente, onde conheci o PNE - Plano Nacional de Educação. Nunca estive por dentro como essa palestra, fiquei entusiasmada e surpresa por estar presente em algo tão sério. Realizada na escola CAIC em Ubá, o debate sobre o PNE, envolvendo várias professoras e pessoas da rede de educação, as 20 metas foram distribuídas em salas para discussão. O documento-base do Plano Estadual de Educação (PEE), que inclui todas as diretrizes e metas a serem alcançadas por Minas Gerais até 2024, será entregue para a Assembleia Legislativa, que inicia um amplo debate em todo o Estado para sua discussão e aprovação.
A sala em que escolhi foi a número 1 - Educação Infantil, e pude conhecer, ouvir e aprender sobre metas, saber mais das ideias das educadoras presentes na sala, conclusão: Gostei muito da experiência, arquivei como a educação tem tudo para avançar, com pessoas competentes e sérias! Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as desigualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. A elaboração de um plano de educação não pode prescindir de incorporar os princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação de milhares de pessoas todos os dias. 







Um comentário:

  1. Olá Dayane! É muito bom compreender um pouco mais sobre o Plano Nacional de Educação, gostei da forma como você aborda e realmente só conseguiremos mudar a educação no Brasil se todos, pais, alunos, profissionais da educação, governos, assumirem o compromisso de fazerem sua parte e não medirem esforços para trabalharem a fim do cumprimento das metas. Parabéns pela iniciativa de procurar conhecer mais a situação da educação na sua cidade e país.

    ResponderExcluir