terça-feira, 18 de novembro de 2014

Práticas Pedagógicas!

Gente!!! Estamos no mês em que cumprimos as práticas pedagógicas, é um momento bom e proveitoso!!! Sabe porque? Além de estarmos realizando as práticas, estaremos nos divertindo muito,aprendendo e conhecendo várias atividades novas! Em algumas escolas, está sendo realizada a "Semana de Educação para a Vida", onde brincadeiras,palestras,gincanas, danças,etc estarão sendo feitas! Eu participei de dois dias de uma escola, onde estudei 4 anos! No primeiro dia houve uma palestra sobre a APAE, eu adorei, pois nunca tinha me informado direito sobre a mesma. A ministrante Alessandra, nos falou tudo sobre a APAE, como ela é, o que tem lá, o que os alunos fazem,se os alunos da APAE podem votar, se podem abrir conta em banco,e o mais curioso para mim foi  ela profundar em explicar para nós sobre a APAE RURAL, o que achei bem interessante, pois, até então não sabia o quão é um local encantador! Lá, as crianças que não conseguem ler, escrever, aprender como as outras crianças, fazem um trabalho incrível, artesanato com papel, com garrafas, latinhas, tampa de latinhas, e o melhor trabalhando com o que gostam e  ganhando seu dinheiro. Já no segundo dia, foi o dia da diversão,rsrs. Neste dia, teve dança,brincadeiras,diversão! Conheci de perto uma dança nova chamada Zumba, que é uma dança mega divertida, músicas alegres e uma coreografia bacana!


    APAE RURAL:




Crianças da APAE fazendo trabalhos artesanais:



Todo mundo na coreografia.  (Aula de Zumba)

Requisitos para ser professor!

"Requer paciência, dedicação, muitos requisitos... porém, o orgulho de fazer diferença na vida das crianças não tem preço algum!"

Assim seja quando eu me formar, esforço e dedicação ao máximo! Dando meu melhor sempre !

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Entrevista com o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a).


Cargo: Especialista de Educação Básica.

Formação: Pedagogia

Idade : 32 anos
Instituição de Formação: Unipac.
Entrevista realizada no dia :  21/08/2014 dia :  21/08/2014

    Na escola em que entrevistei a coordenadora pedagógica, observei que ela obedece as expectativas da sociedade. O problema maior, está na carência dos alunos para com os pais, na maioria são bem cuidados , mais na escola a família deixa a desejar. Somente nas festas há um número maior de familiares, no mais, em reuniões, visitas a escola, projetos, não atendem as expectativas. A escola possui, o dia D, onde os pais possuem  o direito de apresentar suas opiniões, sugestões, em assembleias,colegiado,bilhetes, pois a parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação das crianças. Além de respeitar cada crença, conversando, dialogando e entendendo as limitações dos alunos, a escola tem professores habilitados para lidar com alunos com deficiência, salas de recursos, trabalho diferenciado , atendimentos individualizado e hoje atende mais de 20 alunos com deficiência. Foram abertas também,salas para pacientes do CAPS acompanhados por responsáveis. E por fim, a enturmação dos alunos do 1º ano, é feita inicialmente, por ordem de matrícula e quantidade de meninos e meninas , após avaliação diagnóstica levam em consideração , os níveis de aprendizagem dos alunos para que não se forme turmas homogêneas. Portanto, a escola responde as necessidade dos alunos, o que precisa ser reforçado é o interesse dos pais na aprendizagem dos filhos e as atividades escolares.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Prática Pedagógica.

rotina na educação infantil sempre foi permeada pelas mais diversas significações e concepções ao longo do tempo, sendo compreendida como amarra, disciplinadora de almas pequenas, além de estruturante e significante para educadores e educandos.
Fotografei uma prática pedagógica... Na primeira imagem , a professora contou a história João e o pé de feijão e plantou um feijão com os alunos.



Aula Prática de Ciências - João e o pé de Feijão.







Na mesma aula , a professora trabalhou a clorofila na rosa branca,
 chamando alguns alunos para ajudá-la.






sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A Rotina na Educação Infantil e Fundamental.

A rotina sempre esteve presente nas mais diversas organizações sociais. Seja em qualquer esfera política ou social há uma organização do tempo, uma prática com diferentes ações que ocorrem em nosso cotidiano, o que também acontece na esfera educacional. A organização da rotina escolar é de grande necessidade por se tratar da melhor maneira de aproveitar o tempo e o conteúdo a ser trabalhado. Uma rotina clara e definida é um fator de segurança porque serve para orientar as ações dos professores e crianças favorecendo a previsão do que possa vir acontecer. A rotina proporciona maior tranquilidade e estabilidade,melhora os processos de ensino-aprendizagem, cria sensação de segurança,autonomia, desenvolve competências acadêmicas e sociais, além de organizar as ações,atividades, o tempo. Na Educação Infantil e na Educação Fundamental , a rotina é muito importante para a construção dos alicerces de sua afetividade, socialização e inteligência e, consequentemente, de seu desenvolvimento integral e harmônico. É nesse nível de ensino que a criança começa a trabalhar suas habilidades, hábitos, atitudes e atividades psicomotoras que vão preparando-a física e mentalmente num grau crescente, que deve ser aperfeiçoado à medida que a criança se desenvolve.De tão presente, a rotina acaba se tornando uma parte invisível do dia. A gente acaba agindo quase automaticamente e nem percebe mais que faz as mesmas coisas de sempre, que está apenas seguindo o fluxo. O que pode ser meio perigoso. Confundir rotina com comodismo é muito comum. Se está tudo muito bom e tudo muito bem, a gente se acostuma e não percebe o valor que as coisas rotineiras têm. Rotina não é fazer o mesmo de sempre, é ter a vida em ordem!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

"Didática, a arte de ensinar."

O termo Didática foi instituído por Comenius, em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “arte de ensinar". Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas. Com o estudo dos paradigmas educacionais nos cursos de pedagogia e de formação de professores, amplia-se o conhecimento em relação à didática. Em cada tendência pedagógica diferem visão de homem e de mundo e modifica-se a finalidade da educação, mudam o papel do professor, do aluno, a metodologia, a avaliação, e, consequentemente, muda-se a forma de ensinar. Atualmente, a didática é uma área da Pedagogia, uma das matérias fundamentais na formação dos professores, denominada por Libâneo (1990, p. 25) como “teoria do ensino” por investigar os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino. Segundo Libâneo (1990): A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
A disciplina de didática deve desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar, “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da didática. Segundo Libâneo (1990), a didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores.

Ser Pedagogo!

Ser Pedagogo
Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. É mais do que isso. É ser Responsável. Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada, sem valores morais e nem princípios. Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia. Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos. Talvez até mesmo o futuro... Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão... Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança. Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não se torna uma profissão muito atraente, e realmente não é. Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano. Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista. As pessoas perderam-se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste, pois este é o mundo dos nossos filhos, crianças que irão crescer e tornar-se adultos. Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão. Adultos que não sabem o que realmente são. Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser. Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir. Pode ser utopia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.
(Desconhecido)

Anatomia de um Leitor.


Ciclo de Reutilização de livros.


Pensamento!


Evolução das pessoas que leêm.


terça-feira, 22 de julho de 2014

Leia!

Milhares de pessoas acreditam que ler é difícil, ler é chato, ler dá sono, e com isso atrasam seu desenvolvimento, atrofiam suas ideias, dão de comer a seus preconceitos, sem imaginar o quanto a leitura os libertaria dessa vida estreita. Ler civiliza.
— Martha Medeiros.   

domingo, 29 de junho de 2014

Pichação!

Pichação é o ato de escrever ou rabiscar em muros, edifícios, monumentos , ruas, usando tinta spray aerossol de difícil remoção. No geral, são escritas frases de protesto ou insulto,assinaturas etc.. Na imagem acima, os protestantes nos dizem que enquanto alguns capitalizam a realidade, colocam acima de tudo o dinheiro, ainda existe pessoas que ainda acreditam em seus sonhos. E que o mais importante é "ser" não "ter". 

domingo, 15 de junho de 2014

Livros e seus benefícios!!


Alguns motivos para ler.


Livro de Pedagogia: Meu livro preferido!

O livro que eu fiz, (Meu livro preferido), foi uma experiência nova, divertida, e enriquecedora também.. aliás tudo que aprofundamos mais consequentemente aprendemos mais. Me espelhei um pouco em mim, que adoro ler, e meus irmãos que precisam ler muito para realizar várias tarefas de escola!  Apesar de ainda não exercer a profissão de pedagogia, de não estar em sala de aula com crianças, não é preciso para saber que elas devem ler sempre! A leitura é um benefício para a vida toda, não precisa estar estudando, ou algo especificamente, pode ser em qualquer lugar, ou qualquer pessoa, com um jornal, uma revisa, um livrinho, todo dia, é um bom dia para se encher de conhecimento.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Mini Biblioteca - Cidade de Bogotá , Colombia




Isso aí é uma mini biblioteca colocada em pontos de ônibus na cidade de Bogotá, na Colômbia. Adorei... Imaginem  estruturar algo assim no Brasil? Que show!! :)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Filosofia é essencial !



A pedagogia de Paulo Freire.

Paulo Freire  muito contribuiu com reflexão crítica frente a educação.
Esta atitude de fé nas possibilidades de mudança, que mais tarde ele chamou de "otimismo crítico", tornou-se uma das marcas da sua pedagogia: indignação frente a realidade injusta, mas também luta pela sua transformação. Foi, portanto, na convivência com a pobreza que Paulo se preparou para o futuro compromisso com os oprimidos.
 Sua pedagogia é conhecida com “libertadora” suas idéias foram divulgadas em vários países, uma influência expressiva nos movimentos populares e sindicatos e, praticamente, se confunde com a maior parte das experiências do que se denomina “educação popular”. Embora as formulações teóricas de Paulo Freire se restrinjam à educação de adultos ou à educação popular em geral, muitos professores vêm tentando colocá-los em prática em todos os graus de ensino formal.
 Um dos livros de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia” nos deixa bem claro a importância e a valorização dos conhecimentos do educando a constante busca do educador pelo novo e ampliação constante da produção e reconstrução do saber do educando, assim como o forte desejo de vencer das diversas comunidades carentes isoladas nas mais divergentes ações sociais.
Segundo Paulo Freire “o professor deve ter uma prática coerente em tudo para só então saber que deve respeito a autonomia e a identidade do educando”. Talvez seja por isso que ele sempre mostrou-se um profissional comprometido com seus propósitos, que pensa na vida, nas relações humanas, nas lutas pelas transformações das sociedades. Ele tem é visto não apenas por  denunciar uma educação supostamente neutra, como de distinguir a pedagogia das classes oprimidas. 

Paulo Freire, célebre educador!

A prática didática de Paulo Freire, fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.  

( Paulo Freire ) Linda frase!




       "Segundo Paulo Freire, aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de tudo, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade."

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Protesto de professores em São Paulo.

Em protesto, professor interrompe discurso de Alckmin na Agrishow 

Docente criticou piso salarial e pediu melhores condições de trabalho.
Feira de Tecnologia Agrícola teve início 2ª feira em Ribeirão Preto (SP).



O protesto de um professor da rede estadual reivindicando melhores salários para a categoria marcou o discurso do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), na abertura da 21ª Feira de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP), na manhã desta segunda-feira (28). O docente invadiu o palco segurando um cartaz – embora estivesse invertido – e interrompeu a fala de Alckmin: “O governador precisa melhorar nosso piso”. O manifestante foi retirado pelos seguranças, sob a vaia do público que assistia ao evento.

Dinheiro Público.





Corruptos desviam R$200 bilhões por ano no Brasil, afirma ONU !!!!






Leia mais: http://www.folhapolitica.org/2013/06/corruptos-desviam-r200-bilhoes-por-ano.html

O capitalismo e o socialismo.




Assim como eu, você também deve ficar escandalizado com a cara-de-pau de alguns políticos que metem a mão nos cofres públicos como se estivessem sacando dinheiro da própria conta. Embora as notícias da roubalheira tenham sido mais intensas nos últimos tempos, a verdade é que essa prática não é privilégio dos dias atuais. Desde que o mundo é mundo alguns espertalhões sempre usaram a política para forrar os próprios bolsos.Não vamos perder a esperança, pois tem muita gente séria ainda na política. Cabe à sociedade, entretanto, construir sua proteção. Se a educação que alguns políticos receberam não foi suficiente para que sentissem culpa ou vergonha pelos crimes que cometem, que pelo menos sintam medo de ser punidos se não se comportarem como deveriam. De alguma forma entra aí a filosofia, pois ela se preocupa com os valores morais , a verdade , a vida!  
E, por incrível que pareça, um dos maiores pesadelos do político é perder uma eleição. Que tal começarmos por aí? 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A importância de "Ser" ao invés de "Ter".

Na música de Zeca Baleiro, composta por Noel Rosa, "Filosofia",pude concluir que no mundo capitalista em que vivemos atualmente o "ter" está sobre o "ser". Na tabela de valores, a vida está no topo, é o bem mais precioso tutelado. É preciso ressaltar a importância da família, dos valores, da existência em si. O ser humano precisa de valores materiais e espirituais para viver. Isso, entretanto, deve ser bem equilibrado, para que vivamos felizes. Se buscarmos os valores materiais sem procurar ao menos na mesma (ou até maior) intensidade os valores espirituais, a nossa vida torna-se-á um verdadeiro inferno.Sem valores humanos e espirituais, de nada adianta aos homens e mulheres terem muito dinheiro.o que aproveitará ao homem, se ganhar o mundo inteiro, mas arruinar a sua vida?A filosofia já trata inversamente essa questão.Ela consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

"Às vezes , para ser feliz , não precisamos de tanto ter.Podemos nos dar conta que o mais importante na vida é ser."

Diferença entre Capitalismo e Socialismo.


Diferença entre capitalismo e a filosofia...

A sociedade passa por várias transformações, sobretudo, no campo das relações humanas. Atualmente,  nesse mundo capitalista o ser humano tem privilegiado o “Ter”, como sinônimo de grande apego  aos bens  materiais, e não se preocupa  com o “Ser”, que se pode definir como a  busca de virtudes. Dá-se maior valor àquilo que o dinheiro  pode comprar, as pessoas valem pelo patrimônio material que têm e não pelas qualidades que possuem. E, a filosofia se preocupa com os valores morais, à verdade, o conhecimento da nossa existência! 

segunda-feira, 31 de março de 2014

A leitura sempre será um benefício!


"Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores",

quarta-feira, 26 de março de 2014

E.E.Raul Soares ( 2ª escola em que frequentei e ultima).



"E.E.Raul Soares." Do lado da minha antiga e primeira escola  (risos). Foi a última escola em que frequentei, e onde conclui o 2° grau completo. As lembranças são incríveis e a saudade invade! Bons tempos em que fiz vários amigos, amigos mesmo. E professores que fizeram parte da minha vida fora da escola também.Me auxiliando para conquistar somente coisas boas para meu futuro! Saudades...

"E.E.Professor Francisco Arthidoro da Costa (1ª escola em que estudei).



"E.E.Professor Francisco Arthidoro da Costa." Depois da creche,foi minha primeira escola. Foi onde estudei da 1ª á 4ª séries. Uma infância maravilhosa com diferentes tipos de brincadeiras,aulas,festas,professores e amigos maravilhosos que graças a Deus ainda  mantenho contato.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Brasil evolui, mas segue nas últimas posições em ranking de educação!

Segue abaixo parte de uma reportagem interessante no site da globo, G1 : 
Especialistas em educação ouvidos pelo G1 afirmam que os dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) refletem uma melhora no ensino no Brasil em relação à última década, mas que a evolução no nível de aprendizagem dos estudantes da educação básica ainda é "tímida". O Brasil foi o país que mais melhorou em matemática nos últimos dez anos, segundo ranking mundial de educação divulgado nesta terça-feira (3), mas ainda ocupa as últimas colocações da lista – 58° lugar entre 65 países.O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no entanto, considerou que o resultado do Pisa para o Brasil "foi uma grande vitória". "Levando em conta que nós somos um dos países que mais avançou em matemática e o país que mais avançou na média, é uma grande vitória. (...) E acho que avançou pelo esforço do estado brasileiro, pela dedicação dos professores, que condições adversas ensinando nossos estudantes, e pelo próprio empenho dos estudantes", afirmou o ministro.



segunda-feira, 17 de março de 2014

Ensinar aprendendo, essa é a grande estratégia !!

    O ensinar e o aprender caminham juntos. Mais do que ensinar conteúdos, ser ensinante está atrelado a abrir caminhos. Não se transmite conhecimento, mas, sim, sinais deste, para que o outro possa fazer uso dele e transformá-lo de forma subjetiva.
    O desejo e a vontade atuam como diferenciais no processo, autorizando e fazendo uso de diferentes ferramentas oferecidas para que se tornem instrumentos na construção do conhecimento e se alcance o objetivo final.