sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A Rotina na Educação Infantil e Fundamental.

A rotina sempre esteve presente nas mais diversas organizações sociais. Seja em qualquer esfera política ou social há uma organização do tempo, uma prática com diferentes ações que ocorrem em nosso cotidiano, o que também acontece na esfera educacional. A organização da rotina escolar é de grande necessidade por se tratar da melhor maneira de aproveitar o tempo e o conteúdo a ser trabalhado. Uma rotina clara e definida é um fator de segurança porque serve para orientar as ações dos professores e crianças favorecendo a previsão do que possa vir acontecer. A rotina proporciona maior tranquilidade e estabilidade,melhora os processos de ensino-aprendizagem, cria sensação de segurança,autonomia, desenvolve competências acadêmicas e sociais, além de organizar as ações,atividades, o tempo. Na Educação Infantil e na Educação Fundamental , a rotina é muito importante para a construção dos alicerces de sua afetividade, socialização e inteligência e, consequentemente, de seu desenvolvimento integral e harmônico. É nesse nível de ensino que a criança começa a trabalhar suas habilidades, hábitos, atitudes e atividades psicomotoras que vão preparando-a física e mentalmente num grau crescente, que deve ser aperfeiçoado à medida que a criança se desenvolve.De tão presente, a rotina acaba se tornando uma parte invisível do dia. A gente acaba agindo quase automaticamente e nem percebe mais que faz as mesmas coisas de sempre, que está apenas seguindo o fluxo. O que pode ser meio perigoso. Confundir rotina com comodismo é muito comum. Se está tudo muito bom e tudo muito bem, a gente se acostuma e não percebe o valor que as coisas rotineiras têm. Rotina não é fazer o mesmo de sempre, é ter a vida em ordem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário