Escrever um artigo científico não é uma tarefa fácil. A elaboração de qualquer pesquisa exige um certo domínio sobre o assunto ou pelo menos que a pessoa que irá fazer se identifique com o tema ou goste, para facilitar na hora de escrever.
Muitas dúvidas surgem: sobre a maneira correta de elaborar o trabalho, por onde começar? como definir o tema da pesquisa? qual linguagem utilizar no texto? Esses são apenas alguns dos questionamentos.
Na prática é complicado, mas creio que, se preparar antes de fazer ajuda bastante na hora de elaborar. Por exemplo, essa dica é válida: antes de começar um projeto de pesquisa, é importante checar diversos conteúdos da área para conhecer tudo o que já foi falado sobre o tema. Leituras de artigos prontos sobre o tema também. Além disso, fazer um levantamento de publicações que podem ser utilizadas para dar base ao projeto, também é bacana.
Para mim, os obstáculos já se iniciaram na escolha do tema, o que é bem complexo. Logo em seguida, na habilidade em escrever, que gosto bastante, mas também vejo complicações, devido ao fato de falar sobre, permanecer e abranger sobre o assunto. Quanto as normas a serem seguidas também tenho dificuldade.
Porém, lendo alguns artigos, vi que posso começar fazendo com assuntos que domino ou me identifico, facilitando na hora de escrever. Foi isso que procurei fazer, várias leituras sobre o tema que escolhi e que gosto bastante, dessa área de ludicidade. Outra coisa importante são as referências, lendo boas bibliografias. Tornando essa prática um hábito, creio que, já começarei a organizar melhor as ideias que funcionam, ou não, e fazer um texto fluir naturalmente. Boas leituras diárias também auxiliaram bastante.
“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2)