quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Estagiando...

       O estágio tanto remunerado, tanto obrigatório é uma experiência enriquecedora em diversos sentidos, principalmente para o crescimento na carreira e amadurecimento de nossas convicções profissionais. Como: A confirmação da escolha profissional. Nessa, poderemos vivenciar parte da rotina do profissional que desejamos tornar depois da graduaçãoA experiência que um estágio proporciona é muito valiosa, mesmo com pouca remuneração financeira. Só por ter aceitado tal oportunidade você já mostra para futuros empregadores o grau de comprometimento que possui com sua carreira e sucesso profissional. Além de aprimorar habilidades: comunicação, socialização, paciência, organização etc..
Estagiei em várias escolas do meu município, estaduais, municipais e particulares. Nesta, foi uma escola municipal do meu bairro por qual já passei e sinto saudades dos pequenos. Ai está alguns registros:

 Brincando e aprendendo! Maternal/ 1º Período.

😊😊😊😊🙆




sexta-feira, 5 de maio de 2017

Geografia e História


Falando sobre paisagem....



Local: Sítio da minha tia.

Mudanças e permanências porque passou a paisagem:
A mudança mais recente do sítio, a grama, que foi cortada. Tirando isso, nada aparentemente mudou, o ambiente permanece o mesmo, os jardins, o galinheiro, a horta e árvores frutíferas.

Camadas de tempo presentes:
A grama, que recente foi cortada.


Marcas de outros espaços:
As marcas foram, as flores que caíram e já nasceram outras, frutas, verduras tiradas da horta, chuvas que modificaram alguma plantação..

 Fenômenos sociais, culturais e ambientais da paisagem:

Fenômenos sociais e ambientais na paisagem, ocorrem diariamente, pois são ações próprias da natureza. Como: crescimento das árvores, frutas, flores, pássaros fazendo seus ninhos, galinhas botando, a horta crescendo.
Já os culturais, são mínimos, como corte da grama, cuidar da horta. Pois as pessoas que moram neste lugar preservam o sítio sem degradá-lo.

Relação homem-natureza;
A relação entre homem-natureza neste lugar ocorre tranquilamente, pois como eu já disse, as pessoas neste lugar cuidam, protegem e somente extraem o que a natureza oferece para consumo, sem precisar de qualquer agressão à ela.

Apropriações do espaço ao longo do tempo:
Ao longo do tempo, o espaço somente é consumido por verde. Muitas flores, pé de frutas, e árvores.





Lindo dia de sol!!!

Roseiras

Encontra muito dessas flores por lá!!

Quanto mato! Eu adoro.

Eu rodeada de verde.💚





terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Fichamento sobre: meu artigo científico.

         
       Escrever  um artigo científico não é uma tarefa fácil. A elaboração de qualquer pesquisa exige um certo domínio sobre o assunto ou pelo menos que a pessoa que irá fazer se identifique com o tema ou goste, para facilitar na hora de escrever.
      Muitas dúvidas surgem: sobre a maneira correta de elaborar o trabalho, por onde começar? como definir o tema da pesquisa? qual linguagem utilizar no texto? Esses são apenas alguns dos questionamentos.
      Na prática é complicado, mas creio que, se preparar antes de fazer ajuda bastante na hora de elaborar. Por exemplo, essa dica é válida: antes de começar um projeto de pesquisa, é importante checar diversos conteúdos da área para conhecer tudo o que já foi falado sobre o tema. Leituras de artigos prontos sobre o tema também. Além disso,  fazer um levantamento de publicações que podem ser utilizadas para dar base ao projeto, também é bacana.
      Para  mim, os obstáculos já se iniciaram na escolha do tema, o que é bem complexo. Logo em seguida, na habilidade em escrever, que gosto bastante, mas também vejo complicações, devido ao fato de falar sobre, permanecer e abranger sobre o assunto. Quanto as normas a serem seguidas também tenho dificuldade.
     Porém, lendo alguns artigos, vi que posso começar fazendo com assuntos que  domino ou me identifico, facilitando na hora de escrever. Foi isso que procurei fazer, várias leituras sobre o tema que escolhi e que gosto bastante, dessa área de ludicidade. Outra coisa importante são as referências, lendo boas bibliografias. Tornando essa prática um hábito, creio que, já começarei a organizar melhor as ideias que funcionam, ou não, e fazer um texto fluir naturalmente. Boas leituras diárias também auxiliaram bastante.

“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2)

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Memórias da Infância

A infância é uma fase muito importante, alicerce e base para todo o desenvolvimento humano. Na minha, sempre fui feliz e tive Oportunidades de brincar, desenhar, pintar, modelar, cantar, escrever, ler, descobrir, sorrir, fazer amigos etc.Na escola, ainda lembro de professores que marcaram minha infância e minha vida, alguns ainda felizmente tenho contato, outros não. Com eles, aprendi a importancia do lazer nessa fase, ao mesmo tempo que brincava eu também aprendia. Eles ensinavam  brincadeiras tanto lúdicas quanto educativas,  e cada uma com um importante impacto para o desenvolvimento saudável e para a vida psíquica das crianças, porque hoje sei , como ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas, morais, além de auxiliar a estruturar o emocional. Brincadeiras e os jogos infantis também podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Nelas as crianças aprendem, por exemplo, a contar, a traçar estratégias, solucionar problemas, etc.,  ajudam a coordenação motora, da corporalidade, do movimento, do equilíbrio. Além disso, as brincadeiras funcionam como atividade prazerosa em si mesma e que leva a satisfação e realização pessoal. Por isso, tão essencial, o brincar, o lazer, enfim, a infância.