sexta-feira, 19 de junho de 2015

Atividade: Linguagens.


Universidade/Faculdade: Universidade do Estado de Minas Gerais
Polo: Ubá MG
Discente: Dayane Alves Ribeiro
Tutor: Everton Bonato Pacheco
                             
                                   Trabalhando com -  Linguagem Oral, Escrita e Corporal.
             Escola: E.M Antonina Gonçalves Coelho
             Turma: 3º período
             Linguagens utilizadas: Oral, escrita e corporal.
Objetivo:
v  Os alunos deverão cantar com a professora, anotar, recortar, soletrar e participar.
                                         Tempo:
v  1/h aula
                                                 Desenvolvimento:
v  Os alunos deverão cantar as músicas junto com a professora.
v  Ao soletrar as letras das canções juntamente com a professora, os alunos devem ir anotando da sua maneira no caderno.
v  A professora mostrará os dedos contando quantas letras tem o alfabeto, e algumas palavrinhas escolhidas das canções; Chamando à atenção dos alunos para eles a imitarem.
v  Para incentivar os alunos a professora irá entregar papel em branco para cada aluno recorde as letras do alfabeto, auxiliando aqueles com dificuldade.

Material utilizado:
v  CD, som, giz, lousa, caderno, lápis, tesoura, cola.








Trabalhando as Linguagens!




A linguagem permeia o trabalho na educação infantil e junto com a brincadeira e a interação, constitui um dos eixos da ação pedagógica junto às crianças. Quando falamos em linguagem é comum nos remetermos à linguagem verbal e escrita que, sem dúvida, é fundamental para o desenvolvimento infantil, no entanto, algumas propostas pedagógicas acabam priorizando apenas essas duas formas de linguagem no trabalho com as crianças, em detrimento de outras possibilidades.Dessa forma acabam privando-as de novas vivências e novas experiências que favoreçam a ampliação dos conhecimentos delas. Nesse sentido, existem propostas em educação infantil que têm buscado superar o entendimento mais restrito de linguagem apenas como oralidade e escrita, procurando ampliá-lo face à percepção de que a criança se comunica e se expressa por meio de múltiplas linguagens. É de suma importância trabalhar essas formas de comunicação e expressão como possíveis linguagens na educação das crianças pequenas.